terça-feira, 9 de julho de 2019

Gesso e iluminação


É fundamental que antes da decoração, se faça um bom projeto de iluminação com gesso.

É nessa hora que entra o famoso drywall mais conhecido como Gesso Acartonado que ajuda muito no ambiente de iluminação.



Trata-se de uma material bem resistente, que é aplicada nas paredes parafusada numa estrutura metálica. O resultado final disso é conhecido como sancas, que dá um charme singular ao ambiente.

Uma boa iluminação é aquela que conta com várias fontes luminosas diferentes como, luz direcional, que é obtida com spots embutidos; luz rebatida, que vem das sancas; uma luminária que rebate a luz do forro e a faz retornar para o ambiente. Tudo isso é possível graças ao uso do forro, pois ele permite que você use luzes direcionais.

O uso do forro por grande parte dos projetos de casas tem justificativa. Ele facilita a passagem de encanamentos, tubulações e condutores elétricos. E permiti o uso de luminárias embutidas que são soluções discretas de iluminação direcional.

Arquitetos dizem que a vantagem de trabalhar com forro de gesso é que ele é bastante flexível, pois é possível trabalhar os circuitos, fazer novos pontos de luz e sancas.

Sem dúvidas as sancas são grandes responsáveis por grande parte dos efeitos de iluminação de ambiente. Elas podem causar vários tipos de efeitos de iluminação que podem ser diretas, indiretas, embutidas. Isso vai depender do modelo da sanca.

Veja alguns modelos de sancas para projeto de gesso e iluminação:

Sancas abertas: possuem a base aberta voltada para o teto com vazão de luz indireta. Esse tipo pode ter ou não molduras.

Sancas fechadas: possui a base fechada voltada para o teto e a iluminação para esse tipo é feita através de sposts instalados na base.

Sancas invertidas: essa é diferente da sancas convencionais que são voltadas para o teto, a base das sancas invertidas é voltada para a parede, que explica o porquê desse nome.

Grande parte dos projetos de aplicação de forro dão errado devido ao mal planejamento, que vai desde a escolha do melhor material ao projeto de iluminação adequado ao ambiente. Portanto, é preciso que você faça um bom projeto de gesso antes de colocar a mão na massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário